25 março 2009

TEMPORADA DE PARAPENTES EM VALADARES











FOTOS: Lui Macedo

Prêmio Sony World Photography anuncia vencedores

Os organizadores da edição 2009 do prêmio internacional Sony World Photography anunciaram nesta terça-feira os vencedores em 20 categorias - 12 para fotógrafos profissionais e oito para amadores.
Entre os profissionais, cada categoria teve um fotógrafo indicado como vencedor e outros dois como segundo e terceiro colocados no concurso.
O fotógrafo do ano será escolhido entre os 12 vencedores nas categorias profissionais. Os oito vencedores nas categorias amadoras também disputam o título de fotógrafo amador do ano. Os prêmios serão entregues no dia 16 de abril, em Cannes, no sul da França.
Os fotógrafos profissionais são julgados por uma série de trabalhos e puderam inscrever até dez imagens por categoria. Já os fotógrafos amadores puderam se inscrever com apenas uma imagem.
Ao todo, 44 fotógrafos de 22 países foram escolhidos entre outros 186 fotógrafos selecionados em fevereiro.
Os 36 finalistas das categorias profissionais e os oito vencedores das categorias amadoras participarão de uma exposição em Cannes que, depois, será levada para galerias e cidades de diversas partes do mundo.
"Foi revelador ver os concorrentes de todo o mundo, de todos os padrões, desde as formas mais amadoras (de fotografia) até os profissionais mais experientes e sofisticados", disse Zelda Cheatle, do Comitê Honorário de Juízes.
O italiano Giulio Stuco venceu o prêmio entre os profissionais na categoria questões contemporâneas, com as fotos da enchente do rio Kosi, no Estado de Bihar, na Índia, em agosto de 2008.

Julian Wainwright, canadense, venceu o prêmio entre os profissionais na categoria esportes, com fotos da competição de saltos da Olimpíada de Pequim.

O polonês Wojciech Grzedzinski foi o vencedor do prêmio Sony World Photography entre os profissionais na categoria atualidades, por suas fotos do conflito na Geórgia, em agosto de 2008.

Roderik Henderson, da Holanda, foi o vencedor entre os profissionais na categoria retratos/arte, com a série de fotos de pessoas se abrigando da neve em seus carros, no Canadá.

Lisa Maree Williams mostrou o trabalho do maior hospital de vida selvagem da Austrália e venceu o prêmio entre os profissionais na categoria história natural.

O italiano Giuseppe Paisi venceu o prêmio para amadores na categoria paisagem, com a foto deste galho apontando para o mar, com um filtro azul.

O britânico David Watts foi o vencedor entre os amadores na categoria arquitetura, com a foto que mostra turistas iranianos visitando Persépolis.

O austríaco Josef Hinterleitner venceu o prêmio para amadores na categoria música, com esta foto bem humorada. Os prêmios serão entregues no dia 16 de abril.