06 janeiro 2010

Acampamento Militar

Alunos carregam toras de madeira durante acampamento de inverno militar, em Ansan, a 40 km de Seul, na Coreia do Sul. Cerca de 3.000 mil alunos do ensino básico ao universitário participam do acampamento dirigido por ex-militares do país. O objetivo das atividades é reforçar a resistência física e mental
Foto: Jo Yong-Hak/Reuters

Carros do Google começam a fotografar

Serviço vai mapear espaços públicos e colocar fotos em 3D na internet

Foto por Daia Oliver/R7
O Google anunciou nesta segunda-feira (4) em São Paulo que começou a colocar nas ruas da capital paulista e na cidade do Rio de Janeiro 30 automóveis responsáveis por fotografar os espaços públicos como ruas, avenidas, pontos turísticos e rodovias para o Street View.
Além do Brasil, 28 países já receberam os carros a serviço do Street View. São Paulo será fotografada por aproximadamente 20 veículos. No Rio, dez automóveis fazem os registros.
Os primeiros testes brasileiros aconteceram desde julho do ano passado em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde fica o centro de engenharia do Google no país. O serviço surgiu em 2007 como uma evolução do Google Maps, que permite a localizar países, cidades, ruas e lugares específicos com a vantagem de ter ainda imagens em três dimensões de cidades e principais pontos históricos do mundo como o Coliseu, em Roma, na Itália. O Google usa veículos que carregam câmeras superpotentes para registrar as imagens dos locais escolhidos pela companhia. Em alguns lugares de difícil acesso, o registro é feito pelo Trike, um triciclo equipado com câmera. A ideia da empresa é que até o final de 2010 todas as ruas e rodovias que cortam a cidade de São Paulo façam parte do recurso, mas o Google admite que o prazo pode ser prorrogado devido a diversos fatores como condições climáticas, geografia e tamanho da população. Geralmente, a equipe leva três ou quatro meses para fotografar as áreas e mais três meses aproximadamente para o tratamento e postagem na internet.

Os 30 carros foram equipados cada um com oito câmeras a partir de uma adaptação dos automóveis conseguida via parceria com a montadora Fiat, que usará os carros do modelo Stilo para registrar as imagens. A montadora é a primeira a selar um acordo com o gigante de buscas para o fornecimento de automóveis ao Street View.As fotos são “costuradas” até formar a imagem final com 360º na horizontal e 290º na vertical, e como são feitas em lugares abertos e públicos, a empresa já se envolveu em polêmicas sobre a garantia da privacidade das pessoas fotografadas.
Mesmo que o Google desfoque o rosto das pessoas e as placas dos veículos antes das imagens serem publicadas, a empresa já foi acusada de fotografar muitos moradores das cidades por onde passam seus carros em situações constrangedoras. Logo que uma área é fotografada e colocada na rede, o site permite que internautas solicitem a remoção no sistema de sua própria foto no sistema, de seu carro ou casa.
Assista também ao vídeo da reportagem no site R7

05 janeiro 2010

O passado no presente

Uma boa maneira de olhar para o passado e o presente ao mesmo tempo, é tirar uma foto segurando uma foto antiga do mesmo local. É surpreendente ver o passado a ser realizada no início do presente e ver que um monte de coisas permanecem as mesmas.


Mais fotos aqui

04 janeiro 2010

Zoológico de SP

Tirei esses dias livres para passear e conhecer um pouco mais sobre esta cidade, SP, fui ao Zoológico de São Paulo, fiz algumas fotos bacanas la....


Bill Designer: Máquina Nikon D60