29 maio 2009

Livros sobre fotografia

Ensaios sobre a Fotografia Susan Sontag - Companhia das Letras, 2004

Esta obra é um livro que fez história no âmbito dos estudos da imagem. Publicado no Brasil originalmente em 1983, reúne seis ensaios escritos na década de 70, em que a romancista e filósofa Susan Sontag analisa a fotografia como fenômeno de civilização, desde o aparecimento do daguerreótipo, no século XIX. O resultado é uma história social da visão, demonstrando o seu lugar central na cultura contemporânea. Sontag extrapola os domínios da técnica da fotografia - enfoque que desliga a prática fotográfica do quadro social que a inventa e consome -, abrangentes e reflexivas, as análises dialogam com a filosofia, a sociologia, a estética e a arte pictória. A erudição da autora não se traduz, porém em hermetismo. Seu estilo é simples, direto, leve e sedutor, marca de uma das mais atuantes intelectuais da atualidade. "A realidade com tal, é redefinida pela fotografia". escreve ela ao discutir as relações entre os acontecimentos e as imagens produzidas a partir deles. Sontag mostra como as noções de fato e representação se embaralham nas sociedades indústriais e consumistas onde "tudo existe para terminar numa foto"


Caçadores de Luz - Histórias de Fotojornalismo


Alan Marques, Lula Marques e Sérgio Marques são irmãos que optaram pela reportagem fotográfica e têm atuação destacada no meio jornalístico. "Caçadores de Luz - Histórias de Fotojornalismo" traz alguns fatos curiosos relacionados às fotografias publicadas e a cobertura política nacional.Caçadores de Luz - Histórias de FotojornalismoAutores: Alan Marques, Lula Marques e Sérgio Marques.Editora: Publifolha


"Preto no Branco" de Flávio Damm


"Descobrindo gente e lugares, ouvindo e fotografando, guardando bons e maus momentos..." é assim que Flávio Damm apresenta sua carreira de 64 anos de fotojornalismo, no livro "Preto no Branco – Fotos & Fatos", da Editora Photos. Damm conta histórias de várias imagens produzidas para O Cruzeiro, entre outras publicações. O fotógrafo fez parte da célebre equipe da revista na década de 1950. Trabalhou como correspondente internacional e, em agências como Globe Photos e Black Star. "Preto no Branco" traz um ensaio fotográfico, selecionado acervo das últimas décadas e imagens recentes, como uma cena captada em 2007, no Rio de Janeiro.

Preto no Branco – Fotos e Fatos
Autor: Flávio DammEditora: Editora Photos
Onde comprar: Editora Photos – venda online – http://www.editoraphotos.com.br/


Arte da Composição de Ernesto Tarnoczy Junior


O primeiro livro brasileiro sobre composição fotográfica.Este livro mostra ao fotógrafo iniciante, amador avançado ou profissional, técnicas eficientes para compor elementos em fotografia, desde paisagens, fotografia abstrata, fotojornalismo, fotografia de casamento, still life e arquitetura. São mais de 120 fotos do autor, distribuídas ao longo de onze capítulos e analisadas uma a uma a partir de leis que regem a natureza, a sociedade e o próprio Universo. O livro discorre sobre os conceitos de movimento, equilíbrio, ritmo, diversidade, unicidade, diálogo, diagonal, primeiro plano, perspectiva, seção áurea e momento decisivo. Em cada capítulo, Ernesto Tarnoczy Junior mostra, na prática, a aplicação de cada conceito. O livro é a destilação de 27 anos de estudo da arte da composição na fotografia.

http://www.editoraphotos.com.br/


A Câmara Clara ROLAND BARTHES,

Edições 70 2003

Obra derradeira do espírito criador de Barthes, esta meditação sobre a imagem fotográfica constitui simultaneamente uma apaixonada meditação sobre a vida e sobre a morte. Por detrás do universo fotográfico, para além da imagem que a câmara fixa, há todo um universo que se condensa no momento do disparo. Roland Barthes aproveita as imagens fotográficas para meditar sobre a condensação do minuto que passa e, sobretudo, como base para uma profunda reflexão sobre a vida e a morte.
A Câmara Clara é uma meditação profunda e apaixonada sobre o universo vivo, através de algumas das suas imagens.



O que eles disseram

"A câmara não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas é preciso VER!" (Ernst Haas)

“Fotografar é alinhar a cabeça, o olho e o coração"(H.C.Bresson)

"Fotógrafo é quem tem o romantismo de ver o que ninguém vê, uma luz, um sentimento além da realidade."(Manolo Moran)

"Clicar uma imagem dentro de uma exposição correta não significa nada. Até porque hoje em dia a câmera faz isso sozinha. A grande questão é quando e porque disparar a sua câmera. Quando algo chama a sua atenção ao ponto de querer fotografar é porque você está querendo contar algo para alguém. Não existe fotografia sem comunicação."(desconheço o autor)

"Amanhã posso dizer ao Príncipe do Mundo: "ajoelha-te, vira a cabeça, sorri ..." e ele obedecerá. Nós somos os senhores desse momento privilegiado que é bater uma foto e imortalizar alguém num pedaço de papel. Nessa hora tudo se passa na nossa cabeça (a fotografia é a arte de um ser solitário). Não existe nada a não ser imagem, porque fotografia é isso. Imagem. O modo como é feita não importa. Por isso, em vez de perguntas técnicas, prefiro, mil vezes quando alguém me diz, simplesmente: "que foto maravilhosa" (Antonio Guerreiro)