
25 outubro 2008
24 outubro 2008
A ARTE DE John Crosley
23 outubro 2008
Dica OBJETIVA

A FULLFRAME tem como proposta oferecer aos fotógrafos profissionais e aos interessados por fotografia uma formação que equilibra conceitos teóricos com atividades práticas, cuja prioridade é o aprendizado consistente.

O próprio nome da escola foi escolhido com um propósito didático, muito além de um termo em moda, e que é erroneamente usado no mercado. Venha descobrir nossos cursos, e o que esta palavra significa de fato!

22 outubro 2008
Araquem Alcantara
Trabalho
Dedica-se desde 1985 à documentação do povo e da natureza brasileira. Da sua produção constam:
16 livros
18 livros em co-autoria
3 prêmios internacionais e 32 prêmios nacionais
56 exposições individuais e 25 exposições coletivas
inúmeros ensaios e reportagens para jornais e revistas do Brasil e exterior
Entre 1987 e 1998, o fotógrafo percorreu todos os parques nacionais brasileiros, deste trabalho surgiu sua mais celebre obra, Terra Brasil (Editora Melhoramentos-1997) tornou-se o livro de fotografia mais vendido no Brasil nos últimos tempos, com mais de cem mil exemplares vendidos.
Produziu a capa do livro "Unknown Amazon" para o The British Museum em 2001 e fotos para a exposição de mesmo nome. É o primeiro fotógrafo brasileiro a produzir um trabalho inédito para a National Geographic, a edição especial de colecionador "Bichos do Brasil".
Atualmente prepara a publicação de três novos livros:
"Brasileiros" "Bichos do Brasil" "Amazônia, a Floresta do Mundo"


Araquém queria ser jornalista, quem sabe escritor...
"Uma noite, no primeiro ano da faculdade, fui ver um filme japonês em que as pessoas não falavam, só o som da água, do remo, da enxada na terra, da trovoada, da chuva... Era A ILHA NUA, de Kaneto Shindo, um clássico maravilhoso. Aos poucos fui sendo tomado. Saí da sessão maldita, organizada pelo grande Maurice Legeard, literalmente abalroado, a imagem pura, síntese do dizer. Estava totalmente incomodado, mas havia algo novo dentro de mim. No dia seguinte pedi uma câmera fotográfica emprestada a uma amiga (Marinilda Dias da Silva) e saí pelo cais e pela 'boca' de Santos, clicando obsessivamente. Daí então, não parei mais."

"Fotografia é, sobretudo, percepção e o conhecimento da luz só vem depois de muito castigar os olhos, depois de muito andar. A faculdade ou o conhecimento teórico deve servir apenas para abreviar o caminho, para solucionar os segredos básicos, depois é aprender a ver, a escolher, a sintetizar. O exercício criativo é contínuo e sem fim, a verdade nova nega a anterior. As portas da percepção têm que estar constantemente abertas. O aprendiz que quer dizer alguma coisa nova tem que escolher o caminho com o coração, absolutamente íntegro e contemplar como pessoa inteira tudo o que é vivo. O exercício constante do ato de ver lhe dará, um dia, o encontro com a beleza. E a beleza é a verdade, já dizia o poeta..."

"Lembro do seqüestro de que fui vítima no sul do Pará, no rio Curuá. Estava descendo o rio desde a serra do Cachimbo e fui preso pelos índios caiapós mengranotire, junto com assistente, barqueiro e dois guias. Poderíamos ter morrido se não pagássemos resgate de R$800,00 e mais 150 litros de gasolina. Os índios estavam em pé de guerra porque tinham perdido sua grande fonte de sustento fácil: a comissão de dez por cento dada pelos garimpeiros de rio e de terra e pelos madeireiros de mogno. Eram índios bandidos, que não plantam, não caçam e não pescam mais. Estávamos atravessando o rio, próximo a suas terras, justamente alguns dias depois de uma blitz da Polícia Federal, Ibama e FUNAI. E isso, infelizmente, só acontece uma vez em cinco anos."
Araquém traz influência da fotografia de Cartier Bresson, Ansel Adams, Walter Firmo...

Cristiano Mascaro (fotógrafo e arquiteto brasileiro)


.jpg)
