18 outubro 2008
RETRATOS QUE GRITAM!
17 outubro 2008
A Obra de Alécio de Andrade em Exposição
Além das fotos, realizadas como trabalho particular ou sob encomenda para veículos como Manchete, Elle, Newsweek e a agência Magnum, da qual Alécio foi membro associado entre 1970 e 1976, a exposição traz itens como um poema de Carlos Drummond de Andrade, um depoimento do pianista Alfred Brendel, cartões postais de Henri Cartier-Bresson e uma carta de Julio Cortázar, todos endereçados ou dedicados ao fotógrafo. Relativamente desconhecido do público contemporâneo, Alécio de Andrade nasceu em 1938, no Rio de Janeiro. Exímio pianista amador, chegou a escrever poemas premiados antes de se dedicar exclusivamente à fotografia. Influenciado por Henri Cartier-Bresson, seu trabalho é marcado por elementos como o registro em preto-e-branco e a ausência de retoques e flashes.Em um dos textos de seus textos o jornalista Pedro de Souza escreveu sobre ele: “A arte do instante, que foi se impondo à fotografia ao longo do século XX, é também uma homenagem à vida, e nisso Alécio foi mestre por si só. Seu olhar sobre o humano é quase etnográfico, não existe contradição entre a sua criatividade e o seu fotojornalismo”.Atualmente, o acervo de Alécio reúne cerca de 4 mil contatos em preto-e-branco e 3 mil cromos. Dessas imagens, 265 estarão em exposição no IMS-Rio. Uma versão compacta da exposição também segue em cartaz, paralelamente, na Galeria IMS Unibanco Arteplex-RJ
fonte: http://fotosite.terra.com.br
16 outubro 2008
Fotos do mundo
1963. Thich Quang Duc, o padre budista no sul do Vietnã, queima-se até a morte, protestando contra a tortura política dos sacerdotes. Thich Quang Dug nunca fez nenhum som ou movimeno enquanto ele estava queimando.
1962. Um soldado baleado por um atirador paira sobre um padre em seus últimos momentos.
1965. Uma mãe e seus filhos tentam atravessar o rio no sul do Vietnã, em uma tentativa de fugir de bombas norte-americano.
1966. E.U. tropas no sul do Vietnã estão arrastando um soldado morto Vietkong.
1973. Alguns segundos antes do Chile é eleito presidente Salvador Allende é morto durante o golpe.
1975. Uma mulher e uma menina caem após o incêndio.
Uma criança em Uganda prestes a morrer de fome, e um missionário.
1982. Refugiados palestinos assassinados em Beirute, no Líbano.
1987. Uma mãe na Coréia do Sul pede desculpas e pede perdão para seu filho que foi preso após assistir um protesto. Ele estava protestando as alegadas manipulações nas eleições gerais.
1989. Um jovem na China instantes antes dos tanques durante protestos para reformas democráticas.
1992. Uma mãe na Somália detém o corpo de seu filho que morreu de fome.
1996. Os miúdos que estão chocados com a guerra civil em Angola.
2001. Um garoto afegão refugiado do corpo está sendo preparado para o funeral no Paquistão.
2002. Soldados e aldeões no Irão estão cavando sepulturas para as vítimas do terremoto. Um garoto detém de seu pai as calças, antes que ele seja enterrado.
2003. Um prisioneiro de guerra iraquiano tenta se acalmar com seu filho.
15 outubro 2008
Bomba atômica
CURIOSIDADE OBJETIVA
Bom, na verdade foram 2 mulheres.
Em 1839, Louis-Jacques-Mandé apresentou o que hoje é a mais antiga foto de nudez que aparentemente se tem registro. Os historiadores dizem que imagens de nudez dessa época tinham um cunho unicamente artístico. Ao invés de pintar as modelos, ele as fotografavam.
Na foto abaixo a imagem da primeira foto de nudez
http://www.vale1clique.com/curiosidades/a-primeira-foto-de-nudez/
A FOTOGRAFIA COMO DOCUMENTO HISTÓRICO
Frans Krajcberg
FOTOGRAFIA PRA MIM
Sobre definir o que e fotografia, eu respondo: “E a imagem eternizada”