10 dezembro 2008

Enchente de 1979 - Conselheiro Pena

“Em fevereiro de 1979 houve uma grande cheia na bacia do Rio Doce, a qual se constituiu em calamidade de repercussão nacional. Formada por uma chuva intensa de longa duração e abrangendo grande parte da bacia, as águas atingiram rapidamente os leitos dos rios e invadiram várias cidades. Dentre elas destacam-se: Aimorés, Conselheiro Pena, Galiléia, Governador Valadares, Itueta, Resplendor, Tumiritinga, Manhuaçu, Santana do Manhuaçu, Ipatinga, João Monlevade, Nova Era, Rio Piracicaba, Timóteo, Coronel Fabriciano e Antônio Dias. Este evento fez com que, em 09 de dezembro de 1981, os Ministros do Interior e das Minas e Energia baixassem portaria criando um Grupo Interministerial de Trabalho cujo objetivo era realizar estudos de prevenção e controle das enchentes do rio Doce. Após cento e oitenta dias, este grupo apresentou um documento intitulado “Prevenção e Controle das Enchentes do Rio Doce” que contemplava algumas soluções para as cheias na bacia. O grupo ressaltou a necessidade de continuar contando com um sistema de alerta eficiente e aperfeiçoado para enfrentar os problemas das enchentes, mesmo após as construções das obras hidráulicas julgadas indispensáveis pelo grupo.”(ADOCE, 1997)


Fotos feitas pelo padre Martinho da igreja da cidade de Conselheiro Pena que agora fazer parte do meu acervo fotográfico, na medida do possél vou postando as fotos para apreciação de todos. Quero tentar arrumar algumas fotos da mesma época da minha cidade, Valadares.

4 comentários:

Blog do LUI disse...

Fantasticas fotos, apesar de serem tragicas...

Eduardo Chaves disse...

Olá rapazes,

Parabéns pela iniciativa do blog. Realmente o trabalho é muito bom. Gostei de ver diferentes olhares, diferentes imagens e diferentes paisagens em um só lugar.

Confesso que sei o quanto é dificil escrever para nós mesmos ler, as vezes, não conseguimos imaginar que alguém se interesse pelo assunto.

Mas acredite: sempre terá alguém que se interessa por um trabalho que é feito com qualidade.

Abraços

Eduardo Chaves
www.evchaves.blogspot.com
www.fotocolagem.blogspot.com

Unknown disse...

Amei ver estas fotos,sou de cons. pena,moro em Portugal,revivi cada sena daquela,estava com 11 anos naquela ocasiao.Se puder publique uma foto do padre Martinho.um grande abraço.

Tania Coelho

Unknown disse...

Estava com saudades de Cons. Pena e tive o prazer de me deparar com fotos de uma epoca q vivi...estava eu com 9 anos e vi OS quatros cantos dos morros abrigarem por um bom tempo toda a gente daquela terra.

Outras com menor intensidade tambem promoveram enormes prejuizos...VALEU PELA INICIATIVA E FOTOS DE OTIMA QUALIDADE.

José Paulino