07 fevereiro 2009

MIGUEL RIO BRANCO


Filho de diplomata brasileiro, Miguel Rio Branco nasceu nas Ilhas Canárias, na Espanha, e viveu a infância e a adolescência em entre seu país natal, Brasil, Suíça e Estados Unidos.
Aos 20 anos, ingressou no Instituto de Fotografia de Nova York e, dois anos depois, continuou os estudos na Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro.
Apesar de transitar por outras áreas artísticas, sendo também conhecido por suas pinturas, instalações e filmes experimentais expostos com regularidade no Brasil e no exterior, sua principal atuação é a fotografia.




A carreira como fotógrafo foi incentivada pela ótima repercussão de uma reportagem sobre a prostituição em El Salvador em 1972. O trabalho lhe rendeu projeção internacional e abriu caminho para trabalhar com a agência Magnum, da qual foi correspondente entre 1978 e 1982.
Conhecido pelo harmonioso manejo do conceitual e do poético na fotografia, as fotografias de Miguel Rio Branco constituem uma constante denúncia contra as duras condições de vida na América do Sul. Entre suas numerosas premiações, destaca-se o Prêmio Kodak da Crítica Fotográfica, recebido em 1982.

Fonte: http://grandesfotografos.folha.com.br/fotografos/rio_branco.html

Nenhum comentário: