11 março 2009

PRIMEIROS

Primeira câmera digital do mundo (1975)
Em dezembro de 1975, um engenheiro da Kodak chamado Steve Sasson inventou algo que, décadas mais tarde, revolucionaria a fotografia: a primeira câmera digital do mundo. Trata-se de um aparelho do tamanho de uma torradeira, que capturava imagens em preto e branco com resolução de 100×100 (ou 0,01 megapixels) na terminologia de hoje. As imagens eram armazenadas em fita cassete, sendo gravada em 23 segundos. Para reproduzir, um computador com leitor foi construído. Demorava pouco mais de 23 segundos para ler cada imagem.

A primeira fotografia do mundo (1826)
Séculos de avanços em química e ótica resultaram na primeira fotografia do mundo. Em 1826, o cientista francês Joseph Nicéphore Niépce registrou a imagem através da janela de sua casa em Le Gras. Foram necessárias oito horas de exposição à luz do sol para alcançar o objetivo final, além de uma placa coberta com betume.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, muito obrigado pela visita ao meu site e pelas palavras lá deixadas. Vejo aqui temas de fotografia muito interessantes, parabéns! Já agora relativamente à foto mais antiga do mundo, deixo aqui este artigo que poderá ser de interesse: http://www.telegraph.co.uk/news/1931812/Leaf-could-be-worlds-oldest-photograph.html