24 setembro 2008

OBJETIVA


Existem pelo menos três definições para esta palavra. A primeira diz: componente de um sistema óptico. A segundo esta assim definida: peça de um conjunto de lentes e de uma armação fixadora das lentes provida de diafragma. E por fim, a ultima: editora de livros ligada a um grupo espanhol que atua no mercado editorial brasileiro.
Das tres opinioes, uma se encaixa perfeitamente no contexto criado para o nosso "objetivo", o de falar sobre FOTOGRAFIA. Em uma observacao dirigida pela semiotica, a "fotografia se definiria a partir das três categorias de signo, que existem numa ordem de importância e dependência umas das outras : o ícone, que é uma representação qualitativa de um objeto - por exemplo, por analogia (é o caso da imagem fotográfica), o índice, que caracteriza um signo que refere-se ao significante pela causalidade ou pela contiguidade (às vezes diferenciado como índex, como na leitura de Umberto Eco), e o símbolo, cuja relação com o significante é arbitrária e definida por uma convenção (é o caso de uma bandeira de um país, por exemplo)".
Para conceituar o qual nosso objetivo, o blog em questao esta no ar para falarmos desse mundo maravilhoso da fotografia, suas historias, suas produções históricas, dicas de trabalhos ao redor do mundo e como nao poderia deixar de ser nossos trabalhos, nossas artes e nossas opinioes sobre o assunto. Tenho uma opiniao a respeito de fotografia que carrego comigo desde minhas primeiras investidas nessa proposta. "Acredito que fotografia, muito mais que uma arte, muito mais que uma oportunidade de eternizar momentos, e pra mim um prazer artistico que contempla a sorte de uma pessoa em objetivar um momento que nunca mais sera vivido, cada momento é único, cada instante é sem volta e esta sorte de estar ali naquele momento e um prazer de cada vez".
Esta arte que existe a mais de 2 seculos, sempre nos foi util pra muitas coisas. No cotidiano de nossa vida ela se encaixa nos estudos, nas festas, no folclore, na cidade, em trabalhos jornalisticos com o fotojornalismo. E maravilhoso pertencer a uma arte que nos deixa inteirados do cotidiano de nossa vida, de suas correlações historicas, sociais e geograficas, etnicas e economicas. Fotografia faz parte da vida e de nossa Objetiva de vida!
Lui Macedo – Publicitario, metido a fotografo.

Nenhum comentário: