24 setembro 2008

Regras de composição

1. Regra dos terços
Esta regra pede que você divida a imagem em 3 partes iguais e faça a composição em terços. Isso se aplica às direções horizontal e vertical e às composições verticais e horizontais. O objeto dominante na fotografia é colocado um terço acima ou abaixo na foto e/ou um terço à esquerda ou direita. Na foto "Pôr do sol no lago Powell", por exemplo, o lago e as formações rochosas ocupam apenas um terço do espaço vertical disponível, enquanto o céu toma os dois terços restantes.

2. A regra de ouro A regra de ouro ganhou importância durante a renascença, quando foi redescoberta pelos Mestres. Ela foi, no entanto, criada na Grécia antiga. A regra de ouro diz que a área mais importante de uma imagem está localizada próxima ao canto inferior direito, a cerca de 1/4 de distância da base da foto e 1/4 de distância da extremidade direita. "Nascer do sol no inverno de Zion" foi composta de acordo com a regra de ouro. O "yucca", elemento mais importante do primeiro plano, está localizado no canto inferior direito, eqüidistante do fundo e da margem direita da foto.
Porquê o canto inferior direito? Essencialmente porque, teoricamente, nós "lemos" uma imagem da mesma forma que lemos um texto: da esquerda para a direita e de cima para baixo. Como nossa leitura acaba no canto inferior direito da página, esta acaba sendo a área em que concentramos nossa atenção por mais tempo, enquanto paramos ou fazemos uma breve pausa antes de passarmos � próxima página (ou próxima fotografia). Em acordo com esta teoria está o fato de japoneses e chineses olharem para imagens de uma forma bem diferente.

3. Linhas guia

Outra forma clássica de compor uma fotografia usa linhas que guiam o olhar para dentro da composição. O exemplo típico é uma estrada ou ferrovia levando nosso olhar para o horizonte.
Na fotografia de natureza não temos estradas ou ferrovias, a menos que decidamos incluir elementos feitos pelo homem na foto. Mas, felizmente, temos outros elementos que podem trabalhar de forma tão eficiente quanto. Os rios são um bom exemplo, como mostrado na foto "O rio Virgin e o Watchman no pôr do sol". Neste exemplo o rio Virgin puxa nosso olhar para dentro da imagem. A curva feita pelo rio adiciona um elemento de movimento e ajuda a tornar a foto ainda mais interessante.

4. Perspectiva
Perspectiva é um elemento muito poderoso nas composições. No exemplo acima, percebe-se que a largura do Rio Virgin diminui progressivamente enquanto ele se distância. Esta redução é causada pela perspectiva que diz que o tamanho dos objetos se reduz quando estes se distanciam do espectador. A perspectiva é uma das formas mais efetivas de se adicionar profundidade e distância � uma imagem.

5. Emoldurando a imagem
Nesta técnica a visão principal, geralmente em segundo plano, é emoldurada por algum outro elemento, geralmente no primeiro plano. Em "O Arco de Lágrima e o Nascer da Lua" usei o arco para emoldurar uma visão distante do Monument Valley. Sem o arco esta visão seria bem menos interessante e dramática.


Fonte: http://ricciardionline.com/

Nenhum comentário: